Solução estéril injetável de cloridrato de mepivacaína 2% (20 mg/mL) em associação com epinefrina 1:100.000 (0,01 mg/mL) em cartuchos contendo 50 carpules de plástico de 1,8 mL cada.
O início de ação deste produto é menor do que os demais sais (1 ½ min). Indicado para procedimentos de duração intermediária (dentística, endodontia, periodontia, cirurgia e prótese), bem como para odontopediatria, sempre respeitando as doses máximas. Tempo de anestesia pulpar de 60min e tecidual de 2 a 5 horas.
Características e Benefícios:
Epinefrina: vasoconstritor de referência para comparação dos demais vasoconstritores no aspecto potência e segurança, atuando semelhantemente à adrenalina endógena, liberada pela glândula suprarrenal.
Vários autores relataram que a epinefrina associada aos anestésicos locais, nas concentrações existentes, é bem suportada por pacientes com doenças cardiovasculares, desde que se obedeça a quantidade mínima para o máximo de eficácia do produto (máx. 2 tubetes aos cardiopatas), aspiração prévia e injeção lenta.
Associação de sal + vasoconstritor crescente no Brasil: Casuística altamente documentada; Histórico de sucesso
Total eficácia, comparável à Lidocaína, com maior potência. Menor toxicidade e maior segurança.
Carpule inquebrável: Não quebra ao cair no chão, nem se sofrer flexão dentro da seringa durante a aplicação (se o arpão não tocar exatamente no centro do êmbolo).